Projeto Básico do Canal Xingó – Fase I
Os trabalhos serão realizados para a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF, tendo por objetivo principal ampliar a oferta de água ao sertão semi-árido do estado de Sergipe e parte do estado da Bahia.
A Fase I do projeto do Canal Xingó corresponde ao trecho desde a tomada d’água no reservatório de Paulo Afonso IV até o quilômetro 114,55 do seu traçado, compreendendo a obra de captação, seguida de um túnel, segmentos de canal, aquedutos, estruturas de controle, tomadas d’água, sistema de drenagem, sistema viário e sistema energético, entre outras obras. Serão realizados projetos de engenharia com o intuito de otimizar o traçado do sistema adutor, bem como serão promovidas articulações institucionais e desenvolvidos os estudos de inserção regional.
O projeto básico contemplará, no mínimo: estudos topográficos, pedológicos e geológico/geotécnicos; estudos de transientes hidráulicos; projetos dos sistemas de drenagem e viário; projetos hidromecânicos e elétricos; projetos de Obras de Arte Especiais, de estabilização de maciços e de desapropriação; orçamento geral da obra, e; plano de execução da obra.